A água fornecida pela concessionária CEDAE em Barra de Itabapoana e adjacências está fora dos padrões de potabilidade, conforme o laudo expedido pelo Professor Osmair Zaya da FUNDENOR . A água contém excesso de manganês e cloreto, o que a torna imprópria para o consumo.
O problema existe há mais de 20 anos. No ano passado o Sr. Jamil da Hora Manhães entrou em contato com a INTERTV, afiliada da Rede Globo. Na época, foram feitas uma série de reportagens sobre a água de Barra de Itabapoana e os problemas que o seu consumo vem acarretando nos moradores. A CEDAE informou naquele período, que estava fazendo reparos na rede e que os problemas seriam sanados. Entretanto, até o momento, nada foi feito e os moradores (a maioria) são obrigados a consumir uma água prejudicial à saúde. É importante ressaltar que na nossa localidade há uma grande incidência de câncer e doenças gastrointestinais, que podem está relacionada à qualidade da água.
No dia 19 de julho de 2011 o Deputado Federal do PT-RJ Chico D’Angelo e representantes do Partido dos Trabalhadores em São Francisco de Itabapoana; Luiz César Cerqueira (Sorriso), Professor Marcelo Silva, Jamil da Hora Manhães e um morador da localidade, José Luiz conversaram com o Presidente da CEDAE Wagner Victer , a fim de obter uma solução para o problema da água. Segundo o presidente, um novo poço artesiano está sendo feito na localidade de Máquinas e que dentro de três meses a situação será normalizada. O Dr. Wagner Victer afirmou que assim que a situação for normalizada, a concessionária fará um recadastramento, a fim de regularizar a situação de todos moradores, pois a inadimplência chega a 80% no Município de São Francisco de Itabapoana.
Sugerimos que, ao invés de um novo poço artesiano, fosse feita uma estação de tratamento de água em Barra de Itabapoana, com captação de água do Rio Itabapoana. Sobre a inadimplência, deixamos claro que não se pode pagar por um produto considerado impróprio para o consumo e que a CEDAE, ao fazer o recadastramento deveria anistiar a dívida de todos os moradores. O técnico responsável pelo controle de qualidade da água da CEDAE ironizou, afirmando que reconhece os problemas, mas que a “água não é tão ruim assim, o laudo expedido pela FUNDENOR não é completo. A Coca-Cola utiliza água de poço, muito pior do que a água que fornecemos para vocês”.
Enquanto o povo sofre e morre consumindo uma água de péssima qualidade, o Presidente da CEDAE o Sr Wagner Victer vive tranqüilo em seu gabinete: ganha um salário de mais de 50 mil reais, toma água gelada de ótima qualidade no seu gabinete, servida por um garçom pago também com o dinheiro do povo, conforme denunciou na ALERJ (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) em 24 de fevereiro de 2010, o Deputado Estadual Comte Bittencourt do PPS-RJ.