Rio - A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, informou que durante as vistorias do monitoramento independente de bueiros da cidade, realizadas na madrugada desta quarta-feira, foram identificados sete novos bueiros com alto risco de explosão na Rua Conde de Bonfim, na Tijuca, na Zona Norte.
Em todos os casos o protocolo de emergência foi acionado, com a comunicação imediata ao Centro de Operações Rio e as concessionárias Light e CEG. Os sete bueiros estão abertos, sinalizados e as equipes de emergência da CEG trabalham no local.
Os trabalhos de inspeção nessa madrugada totalizaram 326 bueiros, no Centro, Zona Sul e Tijuca. Desde o início da operação no dia 12 de agosto, 2.042 monitoramentos foram realizados nos bairros de Copacabana, Botafogo, Ipanema, Leblon, Grande Tijuca e Centro da cidade. Até o momento 24 bueiros foram identificados com alto risco de explosão na cidade.
O monitoramento independente de bueiros, que terá duração de seis meses, é uma iniciativa do acordo de cooperação entre a Prefeitura do Rio, Governo do Estado do Rio, Ministério Público e Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ).
Susto no Centro
Nesta quarta-feira pedestres e comerciantes tiveram que conviver com problemas em um bueiros na Rua Senhor dos Passos, no Centro. De acordo com bombeiros do quartel central, uma pequena explosão chegou a levantar a tampa do bueiro na altura do número 163 da Rua Senhor dos Passos.
Apesar do susto, por ser um local de grande movimentação de pedestres, ninguém se feriu. De acordo com um comerciante, por volta das 9h a rua estava vazia, pois as lojas ainda abriam suas portas. Funcionários das lojas próximas ao local do incidente sentiram um forte cheiro de gás.
Antes da explosão muita fumaça saiu do bueiro. Os próprios comerciantes apagaram um princípio de incêndio no bueiro com extintores. Bombeiros foram ao local, assim como técnicos da CEG e da Light. Em nota, a Light informou que um cabo de baixa tensão apresentou defeito. A empresa disse que funcionários realizam serviços de manutenção na região. Não houve registro de interrupção de energia.
Um bueiro soltou fumaça na Rua Júlio do Carmo, na Cidade Nova, próximo à Praça XI, na manhã desta quarta-feira, e assustou pedestres. Funcionários da Light isolaram o local. De acordo com a concessionária, o problema foi provocado devido ao excesso de água na caixa de transmissão.
Em nota, a Light esclareceu que técnicos da empresa realizam retirada de água de caixa subterrânea. A água, em contato com o material elétrico aquecido, causou a liberação de vapor. Não houve nenhuma anormalidade nos equipamentos da companhia, nem interrupção no fornecimento de energia. A Light disse ainda que, em casos desse tipo, a água pode ser proveniente de chuva, de galerias pluviais, de algum vazamento decorrente do sistema de abastecimento ou de estabelecimentos comerciais e residenciais.
A tampa de uma caixa subterrânea da Cet-Rio voou em uma calçada na esquina das avenidas Almirante Barroso com Treze de Maio, no Centro, na segunda. Por volta das 18h, um grande estrondo foi ouvido por quem estava nos arredores.
A funcionária de uma empresa que funciona no 15º andar de um prédio localizado naquela esquina foi uma das que ouviu o barulho. "Foi muito forte, assustador. E os bombeiros chegaram muito rápido, acho que em uns cinco minutos". Após a tampa ter sido lançada, testemunhas relataram aos bombeiros que viram fumaça saindo do local. Ainda não há informações sobre feridos.Segundo o dono de uma banca de jornal, localizada ao lado do bueiro, a tampa voou cerca de um metro e ele viu chamas que logo abaixaram. "Foi um susto muito grande. Ainda bem que não estava passando ninguém na hora, afirmou Ivanildo Gervásio. Ele ainda brincou, comentando que se espanta com o fato de que os bueiros sempre explodem perto de bancas de jornais.
Fonte: Extra.
Fonte: Extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário