sexta-feira, 9 de setembro de 2011

TRE CASSA O PREFEITO DE SFI


O prefeito de São Francisco de Itabapoana, Beto Azevedo, é afastado do cargo pela segunda vez: a primeira foi em 2009
 
A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de São Francisco de Itabapoana (SFI), Beto Azevedo (PMDB), e o vice Frederico Barbosa Lemos (agora no PR), da chapa Muda São Francisco, por abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio  (compra de votos) nas eleições de 2008. Com o afastamento, assume o presidente da Câmara de Vereadores, Florentino Cerqueira de Azevedo (DEM), conhecido como Tininho, de 34 anos, que já foi notificado da decisão do juiz Leonardo Cajueiro.
A ação de impugnação de mandato, proposta por Marcilene Barreto Nunes Daflon, afirma que o prefeito e o vice foram beneficiados na distribuição de combustíveis para eleitores durante a campanha.
Sustenta, ainda, a ação que houve abuso do poder político uma vez que Beto, na qualidade de presidente da Câmara de Vereadores de São Francisco de Itabapoana, e candidato a prefeito, estaria recebendo pedidos de empregos a serem concedidos na eventualidade de ser eleito, bem como estaria distribuindo medicamentos e facilitando a realização de exames médicos.
Tininho cumpriu o rito de posse ao transmitir o cargo que ocupa a seu vice Renato da Silva Fernandes (PP), o Renato de Buena, como novo presidente do Legislativo. Em seguida, uma vez empossado como chefe do Legislativo, Renato deu posse a Tininho, que fez o juramento de praxe.
Sábado, mesmo não sendo um dia útil, o prefeito em exercício pretende ir à prefeitura se reunir com secretários e outros servidores. “Vou tomar pé da situação. É a segunda vez que isso ocorre. Da mesma forma que fiz na outra oportunidade, tenho que cumprir essa atribuição que me cabe enquanto a Justiça assim entender. Estou como um soldado que vai a guerra, que não pode fugir da responsabilidade”, afirmou. A prioridade neste primeiro momento, de acordo com Tininho, é manter em funcionamento os serviços essenciais em setores como Saúde e Educação.

Segunda vez que Beto é afastado do cargo

É a terceira vez que a Justiça afasta um prefeito do cargo no município. Quando cumpria seu segundo mandato, Pedro Cherene (PMDB), já falecido, também foi afastado do posto, mas retornou dias depois, após recorrer da decisão. É a segunda vez que Beto tem o mandato cassado. Em 30 de março de 2009, foi afastado do cargo pelas mesmas razões, mas logo obteve uma liminar que lhe devolveu o cargo no dia quatro de abril.
Em nota oficial, Beto Azevedo disse que está tranqüilo porque, segundo ele, não houve abuso de poder econômico em sua campanha. O prefeito afastado aguarda apenas a publicação da sentença no Diário Oficial, que deverá ocorrer na próxima terça-feira.  “Enquanto isso só nos resta aguardar, pois acredito que iremos reverter este quadro judicialmente já que a sentença cabe recurso e que o objeto do processo é o mesmo da ação anterior que foi julgada improcedente no mérito”, disse Beto Azevedo.

Fonte: Jornal O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...