BANDIDOS DE OLHO NO LAR DOCE LAR DE SÃO FRANCISCO DE ITABAPOANA
A sucessão de arrombamentos, seguidos de furtos, em residências de veranistas tornou-se uma preocupação para as autoridades de São Francisco do Itabapoana, um município com 1.117 quilômetros quadrados de extensão territorial, uma população de 41 mil habitantes e um grande número de praias, num litoral com 64 km de quilômetros de extensão, que se estende das localidades de Barra do Itabapoana a Gargau.
Com um efetivo de 15 pessoas entre investigadores e oficiais de cartórios, a Delegacia Legal, criada recentemente, e uma unidade da Polícia Militar com um efetivo de 20 soldados, dividida em cinco postos distribuídos na sede e distritos, o enfrentamento dessa onda de arrombamentos que se intensificaram com a aproximação da temporada de verão virou um grande desafio. Na maioria dos casos registrados, os ladrões preferem levar aparelhos eletrônicos, notadamente aparelhos de televisão.
Para o delegado Renato Perez, a ação policial é prejudicada pelo elevado número de casas fechadas, por atitudes de alguns caseiros e, também, de alguns proprietários dessas residências assaltadas, que, não raro, preferem não denunciar os assaltos para evitar despesas e aborrecimentos maiores com o desenrolar dos casos na Justiça. O delegado destacou ainda o bom entendimento das polícias Civil e Militar para que os casos sejam elucidados, e os assaltantes, presos. O sargento da PM Torquato, depois de afirmar que a extensão territorial do município dificulta uma ação mais efetiva da polícia, esclareceu que, mesmo assim, em alguns casos, as investigações têm conseguido sucesso.
As praias de Santa Clara e Sossego são as preferidas dos assaltantes, embora a sucessão de assaltos também alcance outros balneários na área, como Guaxindiba e Gargau. Um trabalho de levantamento, ainda não concluído, está sendo processado pelas autoridades policiais, a fim de ser elaborado um trabalho estatístico para que seja traçado um programa de combate aos assaltantes.
Fonte: Folha da Manhã
Nenhum comentário:
Postar um comentário