Água baixa 50 cm em Três Vendas
Rio - A água do rio Muriaé na localidade de Três Rios, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, baixou 50 cm neste sábado, de acordo com a Defesa Civil municipal. A previsão, caso não volte a chover forte, é de que as águas baixem mais 50 cm no domingo, atingindo o total de 1 metro.
Pela manhã, a Defesa Civil informou que a localidade levará pelo menos três meses para se recuperar dos prejuízos com a enchente dos últimos dias. O local foi atingido pela água do Rio Muriaé, após o rompimento de um dique na última quinta-feira e cerca de 500 famílias tiveram que deixar suas casas.
De acordo com o secretário municipal de Defesa Civil, Henrique Oliveira, a cidade permanece em alerta máximo, mas a chuva deu uma trégua e a situação é “mais tranquila” neste sábado. Há em Campos 1.088 pessoas desabrigadas e 3,6 mil desalojadas.
Trecho da BR-356 não resistiu às chuvas | Foto: Divulgação
“A situação em Campos tende a se normalizar. A maior parte das ruas da cidade já não está alagada. O que ainda nos preocupa neste momento é a comunidade de Três Vendas, onde muitas famílias se recusam a deixar suas casas e ocupam as lajes. O rio já desceu 20 centímetros e, se não houver nada de anormal até domingo, Três Vendas vai estar praticamente sem água”, afirmou.
Segundo Oliveira, a luz, que havia sido cortada na comunidade para forçar as pessoas a saírem de casa, foi religada nesta sexta para evitar que o uso de velas próximo a lonas aumentasse o risco de incêndios.
“Essas pessoas estão correndo muitos riscos. Há mulheres grávidas, pessoas doentes e crianças. Além disso, não há como garantir que ficando nas lajes elas estejam em segurança porque a estrutura dos imóveis pode estar comprometida e provocar desabamentos”, alertou.
Metade dos moradores deixou Três Vendas, em Campos, que foi tomada pelas águas | Foto: José Eduardo Alvim / EFE
Ele acrescentou que equipes da Secretaria de Assistência Social do município continuam percorrendo a comunidade com o auxílio de barcos para tentar convencer os moradores a se dirigir aos abrigos montados pela prefeitura.
O secretário disse que muitas pessoas já fazem pressão para voltar para casa em outros locais da cidade, mas a orientação da Defesa Civil continua sendo a de que permaneçam nos abrigos em função da previsão de chuvas para este fim de semana.
A cidade do Rio teve uma manhã de sábado com céu claro e muito sol. A capital fluminense entrou em estágio de atenção às 15h15 desta sexta-feira por conta da atuação de núcleos de chuva causados pelo calor e pela umidade. Apesar do tempo bom, a previsão de temporal entre a noite deste sábado e domingo nas regiões Norte, Noroeste, Serrana e Metropolitana do Rio coloca de sobreaviso todo o contingente do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Cerca de 17 mil homens podem ser chamados a qualquer momento para socorrer a população do estado, que está em alerta máximo para chuvas. Nesta sexta choveu forte na Zona Norte do Rio e de forma moderada no Centro, Praça da Bandeira e parte da Zona Sul.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário