terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Mais dois na ‘mira’ de CPI em SFI hoje

Ex-secretário de Saúde, Fabiano Córdoba é um dos convocados pela CPI

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara de São Francisco de Itabapoana para apurar suspeitas de irregularidades na Saúde do município aguarda hoje, com grande expectativa, os depoimentos de duas figuras centrais das investigações: o ex-secretário Fabiano Córdoba (Saúde) e o proprietário da Clínica Fênix, Fabel Santos Silva.
Córdoba e Fabel foram personagens-chaves de uma crise deflagrada na secretaria municipal de Saúde e terão que explicar uma série de indagações dos vereadores sobre como foram gastos os R$ 13 milhões do Orçamento destinado à pasta no ano passado e ainda os cerca de R$ 2,5 milhões de suplementação que foram autorizados pela Câmara.
Os problemas que atingem a Saúde são falta de medicamentos, dívidas com funcionários e fornecedores e precariedade de atendimento no Hospital Manoel Carola – o único do município. “Considero que esses depoimentos serão de grande importância para a CPI para que expliquem onde foi parar o dinheiro do orçamento da Saúde e as verbas que depois foram autorizadas pela Câmara”, disse .
Para o presidente da CPI, vereador Fabinho do Estaleiro (PSDB), a redução da quantidade de requisição de exames pela clínica que está sendo investigada é a maior prova da existência de fraudes. “Para um município de 42 mil habitantes, foram 35 mil exames laboratoriais pagos num mês. Agora no mês de novembro, desceu para 18 mil e deve baixar mais ainda em dezembro. Essa queda brutal na quantidade de exames depois das investigações da CPI é a prova de que eles estão assinando uma sentença”, comentou o vereador.
Antes de Fabiano Córdoba e Fabel, também falaram à CPI o ex-secretários Holber Caminha e Cristiano Sales Rodrigues.  Os depoimentos deverão ser prestados às 14.30h. Primeiro, Córdoba; e às 15.30h, será a vez  de Fabel Santos Silva.
A crise na Saúde do município levou a um pedido de exoneração de cinco ocupantes de cargos de primeiro e segundo escalão da prefeitura, que são filiados ao PSDB. Pediram para sair o procurador do Município, Enaldo Barreto, secretários Marcelo Garcia (Planejamento), Jairo Batista (Turismo), além do chefe de gabinete, Luciano Favorette e o assessor de gabinete, Carlos Fabiano Almeida Sá, que enviaram carta ao prefeito Beto Azevedo comunicando a saída em debandada do governo.
A resolução dos cinco, que são filiados do PSDB, se deve a uma deliberação do partido que tem alguns vereadores à frente das investigações nas denúncias na Saúde, entre eles o próprio Fabinho do Estaleiro.
Foto: Divulgação

Fonte: O Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...