quarta-feira, 11 de janeiro de 2012


Prazo para concorrer a vaga em universidades públicas termina nesta quinta-feira


Rio - O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) bateu recorde de inscrições em apenas três dias, em relação ao mesmo período do ano passado. Quem ainda não acessou o sistema deve se apressar. O prazo termina nesta quinta-feira. Até esta segunda-feira, o Ministério da Educação (MEC) havia registrado o cadastro de 1.191.290 candidatos interessados em disputar uma das 108 mil vagas em universidades públicas para o primeiro semestre — 10% a mais em relação a 2011. No total, o sistema já recebeu 2.299.733 inscrições, pois cada candidato pode optar por até dois cursos.
O Rio é o estado com o maior número de cadastros até o momento: 278 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais (233 mil), São Paulo (185 mil), Ceará (160 mil) e Rio Grande do Sul (143 mil). As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela Internet, no site http://sisu.mec.gov.br. A seleção é feita de acordo com as notas obtidas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Arte: O Dia
Arte: O Dia
O aluno pode indicar até duas opções de curso e instituição, em ordem de preferência, e alterá-las durante o período de inscrições, com base na nota de corte (menor pontuação para ficar com a vaga) divulgada ao fim de cada dia. Durante esse período, o participante pode alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição. Mas deve prestar atenção. Cada alteração invalida a opção anterior. É preciso informar número de inscrição e senha de cadastro do Enem.
O resultado da primeira chamada será divulgado no domingo. A confirmação da matrícula deverá ser feita nas universidades e centros federais, entre os dias 19 e 20 deste mês. O participante selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula. Aqueles que forem selecionados para a segunda opção, no dia 26, ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos, podem participar das chamadas seguintes.
195 mil bolsas nas particulares
A quatro dias do início das inscrições, no sábado, para o Programa Universidade para Todos (ProUni), o MEC divulgou as regras para concorrer às 195 mil bolsas em faculdades particulares. É preciso ter feito o Enem em 2011, obtido, no mínimo, 400 pontos e ter concluído Ensino Médio em escola pública.
A renda deve ser inferior a R$ 933 (bolsa de 100%) e de R$ 1.866 (25% a 50%). Inscrições até dia 19 no site http://siteprouni.mec.gov.br).
Fonte: O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...