Inocentes de Belford Roxo vai ao Grupo Especial em 2013. MP recomenda abertura de inquérito
Rio - Alheia às polêmicas que marcaram a apuração do Grupo de Acesso A, a Inocentes de Belford Roxo foi aclamada campeã, na noite desta quarta-feira, no Sambódromo, e desfilará pela primeira vez no Grupo Especial ano que vem. O resultado saiu cerca de 40 minutos após o anúncio de que nenhuma agremiação seria rebaixada ao Grupo B. A vitória deixou em êxtase a torcida da escola da Baixada Fluminense — maioria na arquibancada da Praça da Apoteose —, mas arrancou gritos de ‘vergonha’ de torcidas rivais.
A Inocentes de Belford Roxo levou à Sapucaí o enredo sobre a cidade de Corumbá | Foto: Fernando Souza / Agência O Dia
Sábado, O DIA noticiou que, uma semana antes do desfile, o Ministério Público Estadual já estava de olho no resultado da apuração. O órgão enviou para a Liga das Escolas de Samba dos Grupos de Acesso A e B (Lesga) recomendação sobre ação civil pública e inquérito da 6ª DP (Cidade Nova) sobre denúncias de irregularidades nos mapas de notas do Carnaval 2011. Havia informações de que o resultado poderia ser favorável à Inocentes e o MP pretende aprofundar as investigações sobre as suspeitas de irregularidades.
A Inocentes defendeu em seu desfile enredo sobre a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O presidente da agremiação, que também comanda a Liga das Escolas de Samba de dos Grupos de Acesso A e B (Lesga), Reginaldo Gomes, disse que não comentaria as reclamações das outras escolas.
“Chororô a gente não vai discutir. Isso é coisa de quem está contra a escola ou contra a Lesga. Soube que o MP estaria referendando o julgamento, mas se acharem alguma coisa errada, teremos prazer em atendê-los”, disse.
Muita revolta no vice Império Serrano
O segundo colocado, Império Serrano, teve 1,3 ponto de diferença da Inocentes. O sambista Arlindo Cruz, um dos autores do samba da Império, foi embora antes do resultado final. “Isso não pode acontecer. Parece que só a Inocentes desfilou, pela quantidade de notas 10”, reclamou. O presidente do Império, Átila Gomes, pediu aos integrantes que não reclamassem. “Vocês foram guerreiros e vamos superar. A gente sabe que vinha recebendo recados do que ia acontecer”.
Quesitos sem nota
Dois jurados do Grupo de Acesso A deixaram de dar notas em dois quesitos. O casal de mestre-sala e porta-bandeira da Cubango não recebeu uma das avaliações. Já no quesito samba-enredo, Estácio, Império da Tijuca, Império Serrano e Cubango também não tiveram uma nota. A Lesga repetiu a maior nota dos quesitos e o presidente Reginaldo Gomes alegou que não sabia da falta de notas. “Só abrimos o envelope hoje”.
Sem rebaixamento
Em reunião terça-feira, os fundadores da Lesga decidiram não rebaixar nenhuma escola. Vários motivos foram alegados, entre eles, o repasse tardio da verba pela prefeitura e a ameaça constante de despejo de algumas escolas de seus barracões. A decisão acabou beneficiando a Paraíso do Tuiuti, que seria rebaixada ao Grupo B. A escola obteve a última colocação, com 296 pontos.
Caprichosos sobe no Acesso B
Chegou Caprichosos! No Grupo de Acesso B — espécie de terceira divisão do Carnaval carioca — saiu a única escola verdadeiramente nota 10 de 2012: a Azul e Branca de Pilares, que já teve seus dias de glória entre as grandes, foi a campeã do desfile de terça-feira, totalizando 300 pontos com o enredo ‘A Caprichosos faz o seu papel...Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima’.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário