Rio -  Com salários iniciais de R$ 6.322,31 em cargo de Nível Médio e R$ 9.031,89 para função que exige Nível Superior, o concurso público do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) está entre os mais desejados pelos candidatos. Das 100 vagas abertas, 89 são para posto de analista de controle externo (áreas de controle externo e organizacional) e 11 para carreira de técnico de notificações. O prazo para se inscrever começa hoje e vai até 8 de junho.
Foto: Divulgação
Amábile Lucy, 21 anos, (à direita), tem hábito de estudar em grupo: 'Um tira a dúvida do outro. Facilita' | Foto: Divulgação

A área de controle externo é a que oferece o maior número de chances para quem é graduado: Administração Hospitalar (5), Ciências Contábeis (6), qualquer formação (24), Direito (15), Engenharia Civil (23) e Tecnologia de Informação (3). “Em contrapartida, também é a que mais exige dos candidatos, no que se refere ao volume de conteúdos e à experiência na função (dois anos)”, explica Paulo Estrella, diretor da Academia do Concurso.

Na área organizacional, são 13 oportunidades: qualquer formação (6) e Tecnologia da Informação (4). Para as especialidades de Contabilidade, Engenharia Civil e Pedagogia, é oferecida uma chance para cada. Já quem vai disputar o cargo de técnico de notificações deve ter Ensino Médio, sem necessidade de curso técnico e experiência profissional.

Escolhida para organizar o concurso do TCE, a Femperj (Fundação Escola Superior do Ministério Público do Estado do Rio) não possui histórico de realização de seleções para tribunais de contas. “Com isso, não há base para direcionamento dos estudos. Recomendo utilizar provas aplicadas recentemente para concursos de outros tribunais de contas, como TCM-RJ, TCE-SP, TCE-PR e TCE-RS”, diz Alexandre Teshima, professor de Controle Externo do Canal dos Concursos.
Fonte: O Dia