ALDO REBELO CONFIRMA QUE É O NOVO MINISTRO DO ESPORTE
BRASÍLIA - O deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) confirmou que é o novo ministro do Esporte. Aldo fez um rápido pronunciamento após encontro com a presidente Dilma na manhã desta quinta-feira, no Palácio da Alvorada. O novo ministro do Esporte, Aldo Rebelo, tomará posse apenas na segunda-feira.
- Preciso entrar em contato com a equipe para começar uma fase de transição, só daí poderei falar sobre outras questões - disse o novo titular da pasta.
A orientação é: procurar conduzir o ministério com os desafios que estão à frente do país e também do ministério - Copa do Mundo, Olimpíada e todas as tarefas relacionadas não apenas com os programas do ministério
O anúncio deixou claro ainda que Aldo ficará à frente da negociação do governo brasileiro com os organizadores da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016.
- A orientação é: procurar conduzir o ministério com os desafios que estão à frente do país e também do ministério - Copa do Mundo, Olimpíada e todas as tarefas relacionadas não apenas com os programas do ministério, mas também com esses eventos internacionais que serão sediados no Brasil - declarou.
Nesta quinta, ao sair de reunião em que recebeu o convite da presidente Dilma Rousseff para assumir o comando da pasta, Aldo não quis responder perguntas sobre a relação entre o governo e a Fifa. Ele alegou que ainda não teve contato com a equipe do Ministério do Esporte para poder falar do assunto.
- A presidente não entrou nos detalhes da atividade da pasta e eu também não teria como fazer isso porque não tive nenhum contato com a equipe do ministério para tomar conhecimento de forma mais detalhada, tanto das tarefas quanto da estrutura. Por essa razão, volto a falar sobre essa questão no meio da tarde - disse Aldo.
Ele também evitou falar sobre a meia-entrada para jogos da Copa do Mundo de 2014, medida que sofre oposição da Fifa.
- Eu vou falar sobre isso mais à tarde. Agora eu apenas recebi o convite da presidente Dilma, aceitei o convite, e o processo de transição vai ser iniciado.
Aldo também disse que agradeceu a Dilma pelo convite feito.
- A presidente Dilma me fez um convite para assumir o Ministério do Esporte. Eu agradeci a confiança, disse que aceitava como um desafio, e que procuraria me desincumbir (sic) da tarefa da melhor maneira possível.
Com a escolha de Aldo para comandar o Ministério do Esporte, vai assumir o mandato de deputado federal o suplente Vanderlei Siraque. Ele é do PT, partido que esteve coligado ao PCdoB na eleição passada em São Paulo. O segundo suplente, o assessor especial do Ministério da Defesa, José Genoino, permanece fora da Câmara.
Novo ministro vai suspender todos os contratos com ONGs para avaliação
O novo ministro deverá cumprir duas exigências da presidente Dilma: a mudança de vários nomes do ministério por indicações técnicas e a suspensão por 30 dias nos convênios com ONGs. Depois desse prazo, o ministro terá que assinar novamente cada convênio. As medidas têm como objetivo controlar as irregularidades no programa Segundo Tempo, principal foco de denúncias na pasta.
O nome de Aldo recebeu sinalização positiva da presidente desde a noite de quarta-feira. E era consenso no Palácio do Planalto que o deputado federal era o mais indicado, por ser o mais experiente para enfrentar este momento de crise na pasta, além de ser um nome capaz de fazer a negociação entre o governo brasileiro e a Fifa.
Logo no início da manhã, o ex-ministro Orlando Silva desejou desejou bom trabalho ao deputado Aldo Rebelo no Twitter, já indicando que a nomeação é certa.
"Bom dia @aldorebelo ! Deus ilumine teus caminhos. Bom trabalho!", escreveu Orlando.
Orlando Silva entregou sua
carta de demissão na noite de quarta, após 12 dias sendo bombardeado por denúncias de desvio de verbas do programa Segundo Tempo. A gota d'água foi a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira, de
abrir inquérito para investigar o ministro e as irregularidades na pasta.
PCdoB aprova substituição rápida no Esporte
O líder do PCdoB na Câmara, Osmar Júnior (PI), afirmou que o partido aprovou a decisão da presidente em agir rapidamente na escolha de um substituto para Orlando Silva no Ministério do Esporte.
- É bom que a presidente tenha decidido rapidamente. Melhor para o governo, porque evita a interinidade. Se há um período mais longo de indefinição, isso repercutiria nos programas do Ministério do Esporte, principalmente nos programas que tratam da Copa do Mundo - disse o líder do PCdoB.
Osmar Júnior também elogiou a escolha de Aldo Rabelo:
- É homem com grande responsabilidade e autoridade, inclusive na política - afirmou, acrescentando:
- A escolha é da responsabilidade da presidente, mas tem o respaldo do partido.
Fonte: O Globo